terça-feira, 16 de dezembro de 2008

DESPERTAR DE CONSCIÊNCIAS

Afinal, o que é globalização e quais seus objetivos? Ela se restringe à área econômica ou poderá expandir-se a outros setores, envolvendo a soberania nacional?

As interrogações sobre esse processo que já se incorporou aos debates e às conversas do dia-a-dia do brasileiro encontram resposta na magnífica palestra que o General Paulo Roberto Laranjeira Caldas, Comandante da 10a Região Militar, proferiu na abertura da Semana do Exército, dia 18.11.08, no auditório da Federação das Indústrias.

Didático nas observações e preciso na análise, o General conseguiu despertar a consciência dos que ouviam para uma tomada de posição quanto ao dia de amanhã, já que “a globalização veio para ficar e o Brasil não pode satisfazer-se com um papel subalterno no jogo de forças dessa Nova Ordem Mundial”.

E qual o papel, diante dela, das Forças Armadas? Esse ponto é abordado pelo General Laranjeira com rara lucidez, quando ressalta que “uma coisa é aceitar a incidência da ‘globalização’ na economia, outra é admitir que, por isso, o Estado nacional deve abrir mão de seus valores fundamentais”.

A exposição do General Laranjeira, pela sua oportunidade e clarividência, deve ser objeto de meditação por parte de todos aqueles interessados nos destinos do País, pois só assim poderão estar preparados para enfrentar os problemas que advierem desse processo que a todos preocupa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário