domingo, 28 de dezembro de 2008

A História de nossa Estação Ferroviária

HISTORICO DA LINHA: A Viação Férrea do Sapucaí,
aberta como E. F. do Sapucaí em 1887, inaugurou o
primeiro trecho de linha até Itajubá em 1891, partindo
de Soledade, na E. F. Minas e Rio. Em 1897 chegou a
Sapucaí, na divisa com São Paulo, tendo cedido o trecho
que chegava a Itapira à Mogiana bem antes disso. Incorporada pela Rede Sul-Mineira em 1910,
daí à RMV em 1931 e finalmente à RFFSA em 1971,
os trens de passageiros deixaram de circular no final
dos anos 70 e os trilhos foram retirados a partir de 1986.

A ESTAÇÃO: A estação de Santa Rita do Sapucaí foi inaugurada em 1894, primitivamente num prédio de
madeira. Em 1918, ela tinha o nome de Affonso Penna
(Minas Gerais, de Roberto Capri, 1918), mas o nome
voltou a Santa Rita do Sapucaí não muito tempo depois.
"Meu avô conta que, em Santa Rita do Sapucaí, cidade
onde nasceu e cresceu, a diversão nas décadas de 30 e
40 era ver o trem passar. Durante a revolução de 32,
uma multidão se aglomerava na estação para ver as
tropas mineiras em direção a São Paulo e, na volta,
o trem com prisioneiros paulistas. Quando o trem de prisioneiros parava na estação, sempre as pessoas se aproximavam, levando algum tipo de mantimento e aproveitando para perguntar de algum amigo ou
parente "do lado de lá". A oportunidade que mais
atraiu gente para a estação, durante a revolução,
foi a passagem do bispo de Pouso Alegre, preso. Durante
toda a década de 30 e principalmente com o início da
Guerra, em 39, a diversão dele, então com 27 anos,
era ir ao cinema e à noite ir para a estação, a fim de
esperar os jornais que vinham no trem da noite. Lembra
ainda que as opurtunidades que mais atraiam gente
para a estação eram as chegadas de pracinhas, ao fim da guerra: um primo dele pracinha, assustou-se com a
recepção, que incluía fogos de artifício - e antes do trem chegar à estação, pulou do carro, indo correndo se
esconder em casa.
" (Renato Philippini, 03/2004)
"Lembro-me da primeira viagem até Santa Rita,
ainda para prestar o vestibular para o Inatel.
Logo na entrada da cidade, a velha estação chamou a atenção, pela data gravada em sua lateral. Como nas
fotos mais antigas, colocaram a data no outro lado,
após a restauração. Naquele já distante ano de 1982, lembro-me que havia vagões e algum movimento de locomotivas diesel, vermelhas, padrão RFFSA, no pátio, embora já nos estertores de erradicação.
"
(Douglas Razaboni, 07/2003) A estação de madeira foi substituída por uma de alvenaria, provavelmente entre
os anos 1920 e 1930, e, desativada há anos, foi reformada e hoje (2003) é um centro cultural. Nova reforma em 2007, quando se pretendia em 19 de maio inaugurar um centro de artesanato no prédio. (Fontes: Minas Gerais, de
Roberto Capri, 1918; Renato Philippini, 2004; Douglas Razaboni, 2003; Carlos Roberto de Almeida; Pedro Paulo Resende; Ralph M. Giesbrecht; Marcos, de Santa Rita do Sapucaí, 04/2007)




A estação primitiva, de madeira. Foto sem data e de autor desconhecido

A estação, já a atual, foto sem data, cedida por Pedro Paulo Resende


A estação em 1992. Foto Carlos Roberto de Almeida


A estação em 1992. Foto Carlos Roberto de Almeida

A estação, em 06/02/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht

O armazém, em 06/02/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht

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