sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Enchentes “arrasam” cidades em Minas Gerais

CATAGUASES - Devido as intensas precipitações o nível do Rio Pomba subiu aproximadamente 8 m acima da calha e transbordou, afetando grande parte da cidade. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil ainda realiza a contabilização dos prejuízos. O Prefeito decretou SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA . O município está localizado na região da Zona da Mata, dista 311 Km de Belo Horizonte.

bh53

Foto: César Souto Sachetto - Cataguases completamente alagada

bh54

Foto: César Souto Sachetto

JECEABA – Devido as intensas precipitações o nível do Rio Paraopeba subiu bruscamente ocasionando inundações em grande parte do município. A Coordenadoria Municipal ainda realiza a contabilização dos prejuízos. O Prefeito decretou SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA. O município está localizado na região Central, dista 124 Km de Belo Horizonte.

CARMO DA MATA – O Corpo de Bombeiros comunicou que no dia 16, por volta das 21h, na localidade de Forquilha, área rural do município, que o senhor JOSÉ ALBERTO DA SILVA, 62, ao passar com seu veículo por uma ponte foram arrastados pela correnteza, sendo seu corpo localizado 4 Km após o local do acidente no ínicio da noite de ontem, 17, por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Divinópolis. O município de Carmo da Mata está localizado na região Centro Oeste, dista 180 Km de Belo Horizonte.

FORMIGA – O rio Piracicaba subiu bastante devido ao grande volume das chuvas. Os bairros mais afetados pelo transbordamento foram o Centro, Santo Antônio, Lajinha e Alto Praia; além de dois distritos que ficaram isolados devido a queda de pontes. O município irá decretar SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA. Formiga está localizada na região Centro-oeste, dista 196 Km de Belo Horizonte.

PALMA– A Prefeitura comunicou que devido ao grande número de deslizamentos de encostas em estradas vicinais, bem como danificação em várias residências de pessoas carentes, foi necessário decretar SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA. Palma está localizada na região da Zona da Mata, dista 354 Km de Belo Horizonte.

ITAPECERICA – O rio Vermelho e seus afluentes transbordaram devido o alto índice pluviométrico ocasionando várias perdas de bens e patrimônio. Devido ao montante dos danos, o município decretou SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA . Itapecerica está localizada na região Centro-oeste, dista 178 Km de Belo Horizonte.

DIVINÓPOLIS - Devido as intensas precipitações que assolam o município há mais de quatro dias consecutivos, contribuindo para a cheia do Rio Itapecerica que transbordou e deixou 15 pessoas desalojadas e 05 desabrigadas. Devido a situação crítica o Prefeito decretou SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA . O município de Divinópolis está localizado na região Centro-oeste, dista 120 Km de Belo Horizonte.

bh49

Foto: CHARLES SILVA DUARTE - Água invadiu o estádio Waldemar Teixeira de Faria em Divinópolis

bh59

Foto: Fernando Oliveira - Divinópolis

bh60

Foto: Fernando Oliveira - Divinópolis

PATROCÍNIO DE MURIAÉ – Devido as intensas precipitações na região, houve o transbordamento do Rio Muriaé, o que afetou uma parte da cidade, principalmente o centro do município. Há registro de danos humanos e materiais. Devido a magnitude do desastre o prefeito decretou SITUAÇÃO
DE EMERGÊNCIA . Patrocínio de Muriaé está localizada na região da Zona da Mata, dista 390 Km de Belo Horizonte.

bh48

Foto: Região em Destaque

GUIDOVAL – A Prefeitura comunicou o transbordamento do Rio Xopotó, deixando grande parte da população sem energia elétrica e sem acesso à outras localidades. A ponte que permite o acesso ao centro do município deve ficar interditada. O Prefeito informou que existem alguns acessos alternativos para chegar ao município, e que a escola municipal Sidney Vieira e o Ginásio Poliesportivo estão servindo de abrigo à população. Guidoval está localizada na região da zona da Mata, dista 300 Km de Belo Horizonte.

bh70

Foto: Antoniella Matos Cordeiro (Guidoval)

bh71

Foto: Antoniella Matos Cordeiro (Guidoval)

bh72

Foto: Antoniella Matos Cordeiro (Guidoval)

bh73

Foto: Antoniella Matos Cordeiro (Guidoval)

bh74

Foto: Antoniella Matos Cordeiro (Guidoval)

ASTOLFO DUTRA – Devido as intensas precipitações ocorridas na região ocorreram enchentes e inundações em várias localidades do município, além de queda de barreiras nas estradas vicinais. Astolfo Dutra está localizado na região da Zona da Mata, dista 288 Km Belo Horizonte.

bh56

Foto: Haroldo Venâncio - Astolfo Dutra “submersa”

TEIXEIRAS – Devido as intensas chuvas ocorridas no município no dia 16, houve o registro de vários Boletins constando danos materiais em diversas residências, principalmente na área central. O município está localizado na região da Zona da Mata, dista 215 Km Belo Horizonte.

MÁRIO CAMPOS – As águas do Rio Paraopeba se elevaram bruscamente ocasionando inundações em várias localidades dos municípios de Brumadinho, Mário Campos, São Joaquim de Bicas, Rio Manso e Itaguara, deixando várias pessoas desalojadas. Mário Campos está localizada na região Metropolitana de Belo Horizonte e dista 21 Km da Capital.

GUARANI - A Prefeitura declarou SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA, devido as fortes precipitações que ocorreram na região por mais de 72 horas. Grande parte da população que vive na área ribeirinha está sendo levada ao Clube da cidade e outros estão ficando alojados em um Hotel. Guanari-MG está localizada na região da Zona da Mata, dista 280 Km Belo Horizonte.

bh51

Foto: Anderson Tadeu, de Guarani

VISCONDE DO RIO BRANCO – Fortes precipitações ocorreram na região, ocasionando inundações em vários locais da cidade. Há registro de pessoas desabrigadas e desalojadas. Visconde do Rio Branco está localizada na região da Zona da Mata, dista 305 Km Belo Horizonte.

DONA EUZÉBIA - A enchente deixou PELO MENOS 700 pessoas desabrigadas.

ERVÁLIA - Na madrugada de terça-feira, 16, quatro pessoas de uma mesma família morreram soterradas depois do deslizamento de uma encosta sobre a residência em que estavam, no bairro Morro Rói. A edificação está com a estrutura comprometida, e a defesa civil analisa a possibilidade de remover outras famílias próximas ao local.

SENADOR FIRMINO - Um equipe da 3ª Cia. de Bombeiros Militar de Ubá está na cidade, onde cerca de 800 pessoas estão desalojadas e cem desabrigadas por causa de enchentes na zona urbana e rural. Os desabrigados foram encaminhados a uma escola pública. Houve deslizamentos de terra, pontes foram destruídas e estradas interrompidas.

MIRAÍ
- A cidade de foi duramente afetada por deslizamentos de terra e inundações na área urbana e rural. No distrito de Dores da Vitória, um deslizamento soterrou duas pessoas na manhã de terça, 16. Segundo a Defesa Civil, as vítimas foram levadas para o hospital de Miraí, onde estão internadas.

BRUMADINHO - Uma das cidades mais atingidas pelas fortes chuvas em Minas Gerais está em ESTADO DE EMERGÊNCIA.

bh50

Fonte: Defesa Civil de Minas Gerais

capaem

Nenhum comentário:

Postar um comentário